Chardonnay, a “rainha das uvas brancas”

A uva Chardonnay surgiu na região de Borgonha, na França, e por muito tempo foi a única produção de vinhos finos naquela área.

Hoje em dia, ela é cultivada em diversos lugares da Europa e da América, graças a sua versatilidade, que permite que ela dê frutos em diferentes climas e solos.

A pele desta uva é verde, mas quando madura ela adquire um aspecto amarelo-palha – o que pode interferir também na coloração da bebida de acordo com o método de produção.

Onde o vinho Chardonnay é produzido?

Essa casta pode ser produzida em diversos lugares, podendo ter alterações de acordo com cada terroir.

  • Em Borgonha, na região de Chablis os vinhos Chardonnay são mais frescos e minerais. Já em Côte d’Or, os vinhos são mais robustos e maduros.
  • Na América do Sul, esse vinho é bastante produzido na Argentina, Chile e Brasil.
  • Na Argentina, com uma produção forte na região de Mendoza, o vinho adquire notas de frutas tropicais.
  • No Chile, a produção recebe bastante influência do Oceano Pacífico, trazendo notas cítricas e maior acidez.
  • No Brasil, o Chardonnay é produzido principalmente no Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha.

O Chardonnay também é produzido na Espanha, Itália, Austrália, Estados Unidos, entre muitos outros, tendo suas principais características de acordo com cada terroir e pelo método de produção.

É possível sentir notas de frutas cítricas (limão, lima, tangerina, maçã verde etc.), frutas tropicais (maracujá, abacaxi, banana, entre outras), amanteigados (manteiga, mel, caramelo etc.) e aromas amadeirados (nozes, tostado, baunilha, avelã etc.).

Harmonize vinhos com a Uva Chardonnay com alimentos como aves, saladas de tempero leve (sem mostarda ou vinagre), peixes e frutos do mar (os crustáceos são uma excelente opção!), queijos macios ou frescos, como a ricota, coalho, muçarela de búfala ou de vaca, brie ou com semiduros como o gouda ou o edam, e com sobremesas de frutas, evitando sempre o chocolate (que harmonizam melhor com vinho tinto).

Nosso vinho chileno Isla Grande Chardonnay é do Vale Central. De cor amarelo dourada clara, remete ao frescor de frutas tropicais como abacaxi, pêssego e notas cítricas. No paladar é mineral, fresco e com bom equilíbrio entre acidez e doçura.

Prove pois ele harmoniza muito bem com Primavera e Verão!

Saiba onde comprar seu vinho favorito em: https://doncaves.com.br/onde-comprar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *