Enólogo, enófilo e sommelier: você sabe quem é quem?

Quem inicia no mundo do vinho, depara com uma vasta coleção de terminologias, que por vezes assustam, como se fossem grandes mistérios a desvendar… São uvas, regiões, utensílios, combinações, características e uma série de outros fatores, que poderíamos passar horas escrevendo. Sabe o que isso acarreta? Verdadeiro pânico e uma sensação de urgência em aprender mais e mais!

Na verdade, é um assunto vasto, e sim… tem muitas particularidades. Mas isso não torna o assunto tão complicado quanto se pensa.

Para deixar o caminho mais fácil, vamos esclarecer hoje quem são o Enólogo, o enófilo e o Sommelier/Sommelière.

Enólogo

O Enólogo estuda Enologia, que é a Ciência relacionada à produção e a conservação do vinho. Dentre suas atribuições, este profissional é responsável pela escolha do solo, vindima, elaboração e engarrafamento. Existem poucas faculdades de Enologia no mundo, estando as principais na França e Itália. Temos no Brasil, alguns cursos de nível superior e cursos técnicos de nível médio.

Enófilo

O enófilo é todo e qualquer apreciador de vinhos. Consumidor dedicado, que procura pesquisar a procedência, entender como é elaborado. Ele não consome vinhos de forma aleatória, está sempre em busca de mais conhecimento. Bebe por prazer, aprecia e inclui a bebida em momentos de descanso e relaxamento, junto à família e amigos.

Sommelier/Sommelière

O Sommelier é o profissional especializado em bebidas (não somente vinhos, mas é desta bebida que estamos falando). Ele é responsável por todo o serviço que antecede a degustação. Armazenamento, temperatura ideal, elaboração da carta de vinhos dos restaurantes ou lojas, sugestões de acompanhamentos, dicas e particularidades dos vinhos sugeridos ou solicitados pelo cliente. Por estar na linha de frente com o cliente, seu trabalho é fundamental para o sucesso e as vendas dos vinhos escolhidos, pois conhece a fundo as particularidades de cada garrafa.

Apresentadas as diferenças, que tal apreciar um vinho?

Minha sugestão da semana é o Cerca Velha Superior tinto, produzido pela Vinícola Monte da Ravasqueira.

Vinho da Região do Alentejo, elaborado com as castas Syrah, Aragonês e Alicante Bouschet. Estágio parcial em barricas de carvalho por seis meses. Vinho extremamente aromático de frutas maduras, típicas de climas quentes. Vinho versátil como aperitivo, ou pratos à base de carnes bovinas e suínas grelhadas.

Beber sem compromisso e sem complicação, é a melhor maneira de aprender sobre vinhos! Nomenclaturas à parte, o “sentir” diz mais que tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *