História da Uva CARMENÈRe

A tão conhecida e emblemática uva do Chile, a casta Carmenère, diferentemente do que se acredita, é originária da Região de Bordeaux na França.

Era muito utilizada em blends de vinhos famosos da região, antes mesmo das castas Cabernet Sauvignon e Merlot.

Entre os anos 1850 e 1870, os vinhedos europeus sofreram com uma praga que destruiu boa parte das vinhas européias, principalmente as francesas. Estamos falando da Filoxera (tipo de pulgão, que causa danos severos nas videiras). No período, a Indústria Vinícola francesa foi à ruína, pois perdeu boa parte de suas plantações.

Passados aproximadamente 100 anos, a Carmenère dada como extinta, foi encontrada acidentalmente em vinhedos de uva Merlot pelo Ampelógrafo Jean-Michel Boursiquot, no Chile. As mudas de Merlot trazidas pelos franceses, continham também mudas de uvas Carmenère, que passaram despercebidas. Isso se deve ao fato de que as uvas em questão, tem características muito próximas e o que realmente difere a Uva Carmenère é seu tempo de amadurecimento, que leva cerca de 2 a 3 semanas a mais que a uva Merlot. E foi exatamente neste aspecto que ela foi redescoberta.

No Chile, a adaptação da uva foi excelente devido às condições de solo e clima tornando-a então, a uva emblemática do país. Foi um presente extremamente valioso para o Chile!

Existem atualmente outros países que cultivam a uva, como Itália, China, França e Brasil, porém em produções muito menores que as do Chile.

Temos em nosso portfólio os seguintes vinhos chilenos da Carmenère:

Isla Grande Carmenère, Vale Del Maipo, Chile

De cor intensa vermelha violeta, intenso e ao mesmo tempo macio, muito elegante e agradável. De odor picante, figo seco e ameixa madura. Fácil de beber. Acompanha massas, carnes vermelhas, queijos e carnes brancas grelhadas.

Isla Grande Reserva Carmenère, Vale Del Maipo, Chile

60% do vinho é envelhecido por 6 meses em barris de carvalho francês e americano. De vermelho rubi intenso, possui aromas picantes com notas de ameixa e baunilha. Taninos doces de volume médio.

I8 Carmenère, Valle Del Maule, Chile

Cor intensa vermelha violeta. Aromas de frutas vermelhas frescas. No paladar macio, redondo e fácil de beber. Seus taninos doces e maduros. Combina com carnes vermelhas macias, aves e queijos.

I8 Gran Reserva, Valle Del Maule, Chile

Armazenado em barris de carvalho por 8 meses, e engarrafado sem filtragem, com o intuito de preservar suas qualidades.

De cor vermelha intensa, elegante e frutado, com toques de frutas pretas, ameixas maduras e chocolate. Ótimo equilíbrio entre madeira e frutas. Redondo e macio.

Saiba onde comprar seu vinho favorito em: https://doncaves.com.br/onde-comprar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *