Bodega RPB: Tradição e inovação na produção de vinhos argentinos

A história da Bodega RPB remonta a 1959, quando Rufino Pablo Baggio fundou uma empresa na cidade de Gualeguaychú, província de Entre Ríos, na Argentina. Inicialmente, a companhia se dedicava à elaboração e distribuição de vinhos e, posteriormente, de suco de frutas.

Há mais de meio século, a família fundadora tem o vinho como eixo de suas atividades. A paixão pelo vinho foi passada para a geração seguinte, que além de diversificar o portfólio de produtos, continua produzindo vinhos com o mesmo empenho e dedicação.

As vinhas localizadas em Maipú, na região superior do rio Mendoza, são cultivadas com as uvas Torrontés Riojano, Syrah, Malbec, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay. A altitude de 650 metros acima do nível do mar e as características ecológicas da região permitem obter uvas com frutado marcante e notas florais.

Já no Valle de Uco, a 1.010 metros acima do nível do mar, são cultivadas as castas Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon em solo arenoso com limitação de profundidade devido à presença de cimentação calcária. Toda irrigação é feita por águas subterrâneas.

Entre os vinhos produzidos pela Bodega RPB destacam-se os da linha La Vanguardia. O tinto blend é elaborado com as uvas Tempranillo, Malbec, Bonarda e Bonamico, gerado em um vinho vivaz com aroma fresco que lembra frutas ácidas. Na boca, é macio, aveludado e fresco, harmonizando bem com carnes em geral, salames, embutidos e queijos meia cura.

Já o vinho branco é um blend de Pedro Gimenez, Ugniblanc e Chenin, com aroma fresco que lembra frutas brancas e sabor fresco e equilibrado. É uma boa escolha para harmonizar com carnes brancas, peixes, saladas com queijo, embutidos e queijos meia cura.

O La Vanguardia Cabernet Sauvignon apresenta uma cor vermelha vivaz com profundas tonalidades de avermelhado e rubi. Seu aroma fresco lembra especiarias e pimenta preta, enquanto seu sabor é macio, aveludado e fresco, com taninos equilibrados. O vinho também possui um aroma de frutas vermelhas, com um toque sutil de baunilha e fumo, e apresenta aromas persistentes. Harmoniza muito bem com carnes em geral, especialmente as vermelhas, além de embutidos, aves e queijos maturados.

Por fim, o La Vanguardia Malbec é um vinho vermelho vivaz com aroma fresco que lembra frutas ácidas e vermelhas. Na boca, é macio, aveludado e fresco, com notas persistentes. É ideal para acompanhar carnes vermelhas, salames, embutidos, queijos maturados e alimentos temperados.

A Bodega RPB é uma empresa que combina tradição e inovação para produzir vinhos de qualidade, mantendo a paixão pela viticultura como motivação principal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *