Novo Mundo, Argentina, Vinho, Churrasco e Futebol!

Os vinhos do Novo Mundo são produzidos na Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia e podemos destacar que a Argentina é atualmente a sétima maior produtora de vinhos no mundo.

As uvas viníferas chegaram na Argentina no início do século XVI, trazidas pelos colonizadores espanhóis. Os vinhedos foram inicialmente estabelecidos próximos aos Monastérios, pois os vinhos eram utilizados para as celebrações das missas católicas.

No século XVIII, chegaram as primeiras cepas de uva Malbec, pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé Pouget.  Uva originariamente francesa, mas que hoje é considerada o grande ícone argentino. A variedade desembarcou no país, dia 17 de abril de 1.868 e a partir de 2.011, todo o dia 17 de abril é comemorado o Dia Mundial da Malbec (Malbec World Day). Além da excelência da uva, tipo do solo argentino, temperatura adequada, baixa umidade, ausência de ventos fortes e chuva escassa, tornam a uva malbec a mais expressiva e emblemática, na terra dos “nuestros hermanos.”

Esta uva produz não somente vinhos tintos, como também vinhos rosés, espumantes, vinhos brancos e também de sobremesa. Ela é muito versátil, equilibrada e aromática.

Atualmente, a Argentina lidera o plantio da uva Malbec, com 75% da produção mundial. É seguida em menor escala por outros países como a França, Itália, Espanha, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos.

Produzindo desde vinhos simples até de alta gama, seus aromas destacam ameixa, groselha, amora e violeta. Com envelhecimento em tonéis de carvalho, traz aromas de café, baunilha, chocolate, couro e notas torradas.

Importante frisar, que outras uvas vão muito bem em solo argentino. Podemos citar a Cabernet Sauvignon, Bonarda, Syrah, Chardonnay e Torrontès.

Claro que com todas estas informações, podemos preparar um delicioso churrasco como aquecimento para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Nossas sugestões de vinhos que harmonizam com um delicioso Churrasco:

Bife de Chorizo  (parte traseira do contra filé)
Viñas Y Parrales Malbec Gran Reserva
Envelhecido em barris de carvalho francês por 12 meses e 6 meses em garrafa.
Combina com churrasco, carnes vermelhas assadas, embutidos e queijos duros.
Características: Vinho quente, macio, com taninos doces e muito agradáveis. Vinho com corpo, estrutura, cor profunda e sabor intenso.

Tapa de Cuadril  (picanha)
Viña Y Parrales Cabernet Sauvignon Reserva
Envelhecido em barris de carvalho por 12 meses.
Combina com churrasco, carnes vermelhas com gordura, embutidos e queijos duros.
Características Taninos fortes e marcantes, cor de tijolo, de vermelho profundo e intenso. Aromas de cereja preta, pimentão, cassis, cedro e especiarias.

Bife Ancho (parte dianteira do contra filé)
Viñas Y Parrales Malbec  Reserva
Envelhecido em barris de carvalho por 12 meses.
Combina com churrasco, carnes vermelhas assadas, embutidos e queijos duros.
Características: Aromas frutados durante sua juventude. Evolui com toques marcantes de frutas maduras, canela e baunilha. Boa estrutura, bom corpo e cor profunda.

Saiba onde comprar seu vinho favorito em: https://doncaves.com.br/onde-comprar/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *