Outono e o prazer de beber um bom vinho

Com a harmonização correta, o vinho consegue realçar o sabor do prato. Dependendo da combinação, tanto o alimento quanto a bebida têm suas características evidenciadas ou, se a escolha não for adequada, reduzidas. 

SABORES E HARMONIZAÇÕES PARA O OUTONO

Vale a pena conhecer algumas características dos vinhos e das uvas usadas em sua produção, além de saber com qual tipo de prato servir. De modo geral, para harmonizar com esses pratos mais quentes, o ideal é escolher vinhos mais encorpados, de uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah ou Carménère, com taninos equilibrados, conferindo sabor aveludado à bebida. 

Vinhos com aromas marcantes, incluindo especiarias, chocolate, madeira ou frutas maduras, também são ideais para essa época (e temperatura) do ano.

Além de escolher a bebida certa, saber fazer a harmonização com a comida promove, sem dúvida, uma experiência de degustação muito melhor. Acompanhe as dicas para harmonizar os vinhos e alimentos típicos dessa época! 

Carnes vermelhas

Para acompanhar a carne vermelha, boas pedidas são os vinhos tintos Cabernet Sauvignon e Syrah , que são mais encorpados.

O Merlot, que é um vinho versátil, também é uma boa opção para acompanhar carnes vermelhas ou suínas. No caso de um churrasco, o Malbec é a melhor escolha. Vale também optar por produtos fabricados em países onde o churrasco é um prato tradicional, como a Argentina. 

Temos em nosso portfólio os vinhos 18 Varietal Cabernet Sauvignon, 18 Gran Reserva Cabernet Sauvignon, Isla Grande Varietal Cabernet Sauvignon, Isla Grande Reserva Cabernet Sauvignon, o 18 Rose Syrah e os argentinos Varietal e Reserva Malbec.

Queijos 

Para acompanhar um queijo com um sabor mais acentuado ou mesmo um prato à base desse alimento, como uma massa com molho que utilize um queijo mais forte, como o gorgonzola, um vinho Syrah é uma boa pedida. Temos em nosso portfólio o 18 Rose Syrah.

Queijos mais duros, como o prato, o provolone, o cheddar ou o pecorino são harmonizados com vinhos tintos com aroma leve e de média a alta intensidade, feitos com Cabernet, Merlot ou Chianti. Temos em nosso portfólio toda a linha 18 Varietal e Gran Reserva Cabernet Sauvignon, Isla Grande Varietal e Reserva Cabernet Sauvignon, 18 e Isla Grande Merlot e o Chianti Casa Dei Fanti.

Pizzas

Para acompanhar uma pizza, especialmente se o queijo for o ingrediente principal de sua cobertura, vale a mesma dica acima, com aposta nos tintos. Mas, dependendo do sabor predominante e dos ingredientes usados, pode haver um tipo de bebida mais indicado, que varia conforme a delicadeza ou leveza do prato:

  • muçarela, marguerita ou napolitana combinam bem com vinhos produzidos com a uva Sangiovese, que tem taninos discretos e toque frutado. Temos em nosso portfólio o Sangiovese Casa Dei Fanti.
  • portuguesa harmoniza com um Cabernet Sauvignon, cujos taninos combinam bem com a gordura da linguiça usada no preparo. Temos em nosso portfólio toda a linha 18 Varietal e Gran Reserva Cabernet Sauvignon e Isla Grande Varietal e Reserva Cabernet Sauvignon.
  • para o sabor pepperoni, o ideal é escolher um vinho ácido, como os produzidos com a uva Sauvignon Blanc. Temos em nosso portfólio o 18 Sauvignon Blanc.
  • na pizza de bacon, a melhor opção é o sabor mais concentrado e intenso do Malbec. Temos em nosso portfólio o La Bodega Varietal e Reserva Malbec.
  • champignon, shimeji e shitake, que têm sabores mais terrosos, harmonizam bem com o Carménère. Temos em nosso portfólio o 18 Varietal e Gran Reserva Carmenere e o Isla Grande Varietal e Reserva Carmenere.
  • sabores mais delicados, como palmito ou rúcula com tomate seco, pedem um vinho que não vai competir com o alimento, como o Sauvignon Blanc, que é discretamente ácido, ou o Chardonnay. Em nosso portfólio temos o 18 Sauvignon Blanc e o Isla Grande Chardonnay.

Massas 

Massas e outros pratos que incluem alimentos como batata-doce, mandioca e abóbora, entre outros, pedem vinhos rosés mais encorpados. Temos em nosso portfólio o La Bodega Rose que harmoniza muito bem com os pratos citados acima.

Isso vale, inclusive, para preparos como bobó de camarão ou camarão na moranga. Apesar de, normalmente, os frutos-do-mar pedirem vinhos brancos e leves, a forma de preparo, incluindo creme e ingredientes como a abóbora e mandioca, faz dos rosés e tintos leves a melhor harmonização. 

Saiba onde comprar seu vinho favorito em: https://doncaves.com.br/onde-comprar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *