Malbec é um tipo de uva francesa, principalmente da região de Cahors, mas também é presente em Bordeaux. Embora sejam francesas, elas são produzidas na Argentina com excelência. Na realidade, a Argentina é responsável por mais da metade da produção de vinhos desse tipo em todo o mundo (cerca de 59%).
O nome da uva é uma homenagem ao vinicultor húngaro Malbek, responsável pela disseminação desta casta pela Europa. A história conta que a uva chegou na região de Mendoza através dos imigrantes europeus, que tinham o interesse em cultivar a casta no país.
Graças à união do clima, da geografia e das características singulares do solo argentino, esse se tornou o vinho assinatura dos nossos vizinhos. A variação brusca de temperatura ao longo de um único dia — muito quente durante a manhã e bastante frio durante a noite — é ideal para que as uvas cresçam e amadureçam no tempo correto.
O resultado dessa combinação são bebidas com taninos maduros e bastante arredondados. Sua textura aveludada também é um ponto que merece destaque, assim como o sabor intenso e os aromas que trazem tons de ameixas, figos e cerejas. Também é possível notar traços de baunilha, café, tabaco e cacau em alguns exemplares.
Se envelhecido em barris de carvalho, sua estrutura agrega ainda mais força e prazer ao paladar. Nesses casos, podem surgir também aromas de couro e notas torradas adicionais à bebida.
Em nosso portfólio temos o La Bodega de Los Altos Andes Varietal Malbec Tinto e Rosé, assim como o La Bodega Reserva Malbec envelhecido 9 meses em barris de carvalho allier.
Saiba onde comprar seu vinho favorito em: https://doncaves.com.br/onde-comprar/